> Brunno Leal: O que é namorar

sábado, 12 de junho de 2010

O que é namorar

.
.
.
Foi chato dizer que eu não tinha a resposta, mas não havia opção. A verdade é que se tratava de uma daquelas perguntas cuja solução é genérica demais ou pessoal demais. Ou os dois juntos. Mas prometi que chegaria a um resultado, e gosto de cumprir com minhas promessas. Ela perguntou porque, logo no comemorado e temido dia doze de junho, ainda não havia arrumado namorado.

.
O próprio termo já soa de maneira esquisita, "arrumar namorado". O sentido equivale a se dar bem, obter vantagem pra si. Dá até um ar de malandragem e, definitivamente, esse não é o caminho. Você arruma é desconto naquela calça jeans, arruma cortesia pra noitada de sábado, até arruma um cara que lhe pague um drinque. Mas namorado você não arruma, sinto dizer. "Mas é só o jeito de falar!". Negativo. Há todo um contexto em volta, e estando afinada na teoria, a prática torna-se menos complicada. Namorar é simplesmente namorar, ok?
.
Namorado não se procura, mas não significa que você não possa flertar com a sorte. Antes é preciso se olhar internamente. É necessário que você seja apaixonada por si para despertar a paixão de outros. Fala a verdade, você está tão acima do peso como acha? Seu cabelo é realmente tão rebelde como você diz? Tem certeza que aquele cara da faculdade só tem olhos para aquela menina que senta na segunda fila? De onde você tirou essas ideias? Saber-se bonita é se saber feliz, e isso transparece aos olhos de outros.
Namorar é se surpreender, a começar por si mesma. Você gosta de caras morenos, frequentadores de academia e entendedores de signos. Mas aposto a senha do meu cartão de crédito que você vai passar a reparar naquele cara branco, magro, que se veste de maneira esquisita, conta piadas e tem uma coleção de carrinhos na prateleira do quarto. "Mas o que esse cara tem demais?" Repara direitinho. Repara na sua cara quando ele não muito raramente lhe arranca uma gargalhada e você retribui com um sorrisinho tímido seguido de uma ajeitadinha nos cabelos. Repara na sua cara de atenção quando ele comenta que assistiu à trilogia de 'O poderoso chefão' pela sexta vez, que joga tênis com o tio às quintas e quando te ensina alguma palavra em alemão, empolgado com o início do curso. Ainda que você não tenha assistido nem ao primeiro dos três clássicos de Coppola, que nunca tenha ouvido falar em quadra rápida e ache a língua alemã a mais chata desse planeta, adorará ouvir as histórias e ainda dará pitaco. "Nossa, mas eu nunca me interessei por essas coisas... como pode?". Ora, garanto que sabe a resposta e não precisa nem me contar. Amar é quebrar protocolos, é você rachando sua própria cara. Amor é sinônimo de Deus, também escreve certo por linhas (extremamente) tortas. É um eterno paradoxo.
.
Quem namora tem paixão, mas tem que ter muito mais amor. Paixão você pode ter em cada esquina, em cada festa, em cada ida à academia, e sabe que se confunde com amor. Diz-se estar apaixonada, e não lhe tiro a razão. Quem se apaixona também desapaixona, e na mesma velocidade. Um pouco diferente é no amor. Paixão pode até virar amor, mas amor jamais virará paixão. Amor é a paixão crescidinha, dona de si, irresponsável às vezes, é até bom, mas é conhecedor de sua essência. Paixão devora. Amor demora. Amor pega a paixão no colo e nina. Um conselho: namorar, além de estar apaixonada, é estar amoronada.
.
Não se preocupe com o doze de junho. Em vez disso, seja sua própria jardineira. Cultive. Abra a porta de si e para si. O amor não pedirá licença e nem tirará os sapatos.

15 comentários:

  1. Poxa Bruno, vc escreveu tudo o que eu queria ter escrito. É isso mesmo, a gente as vezes, esquece da gente mesmo e quer investir em outro, nunca dá certo, pq buscamos nos outros aquilo que nem sabemos se temos.
    Adoreiiiii! Fez meu dia de solteira melhor, rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tenho mania de dizer que namorar não se traduz apenas em "compromisso". Transcede alianças e pactos. É um estado de espírito.

    Esse texto prende a atençao do leitor.
    Gostei muito.
    Nívea Flor .

    ResponderExcluir
  3. Mas tem que ter paciência pra esperar o amor agir sozinho. Porque ele só entra nas nossas vidas quando quer. E geralmente é quando não estamos esperando.
    E eu não sou a pessoa mais paciente do mundo.
    As pessoas falam tanto dessa tal mágica e dá tanta vontade de sentir também! De vez em quando a vontade de amar é tanta, que a gente finge que ama. Cai num relacionamento inventado. E terminar essa história sem se machucar beira o impossível.
    É o que acontece comigo.

    Você escreve muito bem. Gosto muito dos seus textos.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Ah, Lealzito..
    por isso que eu sempre digo que você é o melhor. O melhor que eu queria que houvesse em mim!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  5. Não sei como me achou no twitter, mas adorei seues textos, virei aqui mais vezes.. ;-)

    www.twitter.com/micheligielfi

    ResponderExcluir
  6. adorei issoooo... juro que me identifiquei demais com o texto, kkkk...

    tá de parabéns querido!

    '...Você arruma é desconto naquela calça jeans, arruma cortesia na noitada de sábado, e até arruma um cara que lhe pague um drinque. Mas namorado você não arruma não, sinto dizer.'
    (concordo plenamente!)

    '...Se saber bonita é se saber feliz, e isso transparece aos ohos de terceiros.'

    parei por aq... se continuar vou colocar 95% dos trechos que adorei e que retirei deste a acima!!

    um abraço!

    =)

    ResponderExcluir
  7. É necessário que você seja apaixonada por si (sem narcisismos)



    é possível???


    belíssimo texto!

    ResponderExcluir
  8. Bruno!
    Belíssimo texto.
    Tenho um parecido com esse. Acho que pode ser um complemento do seu, ou o seu um complemento do meu... Segue. http://camiladesabafo.blogspot.com/2010/05/namoro-do-verbo-namorar-camila-de-jesus.html

    Bju

    ResponderExcluir
  9. Incrível como você descreveu muito do que eu penso - pra não dizer tudo - nesse texto!
    Eu diria também: fantástico! :)

    ResponderExcluir
  10. O que mais posso dizer de você?
    Essencial aos meu olhos. Ler-te é um dos prazeres que definitivamente não abro mão.
    Registro em letras garrafais o quanto você é FANTÁSTICO!
    Mega beijo com algumas de minhas folhas.
    S. Outono.

    ResponderExcluir
  11. Júlia Bittencourt13 de junho de 2011 12:22

    Boa, Brunnão!

    ResponderExcluir
  12. Gracinha Brunno! Lindo seu texto! adorei =]

    ResponderExcluir
  13. Muito lindo!!!!Estou fascinada!!!!

    ResponderExcluir